IMG_3690

Desafio a todos empresários, CIOs, CEOs, Diretores e Gestores!

Esse post é para vocês, depois de mais de 14 anos trabalhando na área de Inteligência de Negócio (DW, BI, Analytics, Data Discovery, Big Data…) no mundo corporativo, seja fazendo a gestão, criando um núcleo de inteligência ou fazendo a governança dessa inteligência em grandes empresas por onde passei dos mais diversos setores como Telecom, Tecnologia, E-Commerce, Educação, Financeiro e de Saúde resolvi me dedicar a minha própria consultoria (Farah Consultoria) pois gosto de novos desafios, conhecer novos problemas, analisar outros setores de atuação.

E fazendo uma análise desses meus primeiros 6 meses que tenho trabalhado como Consultor Independente de Inteligência de Negócio, graças a Deus estou com meus clientes que até o momento estão fiéis e satisfeitos com o meu trabalho (mesmo sendo Home Office graças a tecnologia sinto parte da equipe e é isso que procuro passar para meus clientes, me enxerguem como um “braço” de vocês e não apenas com um consultor que recebe um valor X por hora, ou tem um valor fixo mensal para ser acionado respeitando o valor de horas que foi contratado…).

Nesses primeiros 6 meses fiz várias entregas relevantes junto a esses clientes, projetos desafiadores no Brasil e até para fora do Brasil, mas sabe o que me incomodava, é eu ver essas empresas utilizar as análises estratégicas sem saírem da “caixa” e da “zona de conforto”, o mesmo que acontecia em muitas empresas por onde passei.

Uma área de Negócio que utiliza informações da Área de Inteligência tem que ser crítica e muito questionadora, e o que eu vi eram clientes extremamente satisfeitos, muitas vezes boquiabertos com a qualidade da solução entregue mas eles em sua maioria não estavam prontos para utilizar a plataforma para tomada de decisão por vários motivos que não vou mencionar nesse momento…

Eu poderia me acomodar, afinal meu trabalho estava bem visto, mas quem me conhece sabe que esse não é o meu perfil.

Então vendo esse cenário e querendo agregar valor para meus clientes, me coloquei no lugar de vocês, Presidentes, CIO, CEO, Diretores e Gestores… o que eu posso fazer para vocês não me enxergarem apenas como um “Consultor” bem qualificado e com boa visão de negócio.

Vejo muitas empresas apertando os custos por conta do momento que estamos vivendo, acho corretíssima essa decisão de redução de custos, mas como analiso informações e crio indicadores de toda empresa (encontrei diversas “torneiras abertas” que vocês muitas vezes nem imaginam que existiam e muito menos que “estavam abertas”), então fiz estudos e análises (bem fundamentadas e com números reais do negócio desses clientes) por conta própria e não cobrei nada por isso, pois quero o melhor para meus clientes, e assim eu os surpreendi, pois eles estavam tirando a agua do barco e tentando tapar os buracos que estavam aparente no convés, quando na verdade, o navio bateu em um iceberg e estava entrando muita agua por um lugar que não estava diante dos seus olhos.

E o meu foco mudou totalmente junto a esses clientes, pois agora eles não me enxergam como custo mensal e sim como o melhor investimento que eles fizeram, pois o meu custo mensal agora é uma gota no oceano perto da redução de custo que eu proporcionei a eles.

E então eu lanço um desafio a vocês… Você acha que não tem como mais reduzir seus custos? A operação de vocês é baseada em profissionais e não em processos? Entrem em contato comigo por mensagem ou pelo e-mail emiliofarah@emiliofarah.com que teria o maior prazer em SURPREENDÊ-LO também.

“Se você quer algo que nunca teve, faça algo que nunca fez.”

“Velhos hábitos, proporcionam sempre os mesmos resultados”


Posted in Gestão Conhecimento, Inteligência de Negócio and tagged , , , , , , , , , , .

Formado em Informática pela PUC-Rio, especialização em gerência de projetos, diversos treinamentos na área. Dos 21 anos de experiência em TI, 13 deles dedicados a Área de Inteligência de Negócio (DW, BI e Analytics).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *