Análise preditiva exige cultura de inovação obcecada pelo cliente

Ferramentas de análise demandam colaboradores engajados com os objetivos de negócios da empresa

Ferramentas analíticas são vitais nos dias de hoje para qualquer empresa que busca sustentabilidade dos negócios. No entanto, equipes de tecnologia ainda lutam para entender o valor desse investimento para a companhia. É o que observa Frederic Giron, vice-presidente de pesquisa da Forrester.

“Empresas precisam abordar analytics a partir de uma nova mentalidade”, avalia, completando que assim é possível transformar dados em ação. Ele lista dois desafios nesse sentido que se superados podem ser usados a favor da empresa. Veja abaixo:

1. Forte apoio das unidades de negócios
Muitos CIOs se queixam que falta apoio da empresa, porque o negócio vê dados e analytics como uma responsabilidade de tecnologia e então simplesmente não querem abraçar projetos do tipo. A recomendação de Giron para eles é simples: pare de falar sobre Big Data e comece a se concentrar em resultados de negócios, como o aumento da lealdade do cliente. É aí que os insights possibilitados pela análise preditiva podem ajudar.

2. Foco nas habilidades da ciência de dados para superar os desafios certos
Lidar com dados exige habilidades específicas. Construir uma equipe multidisciplinar é chave nesse cenário, combinando um líder de negócios, que vai abraçar o desafio de negócios, um líder em tecnologia, um responsável pela arquitetura ideias, bem como cientistas de dados, além de desenvolvedores. Design centrado na condição humana e métodos ágeis garantem ainda que a equipe se concentre em resolver o problema de negócio, de forma rápida e ágil.

Por onde começar?
Giron aconselha que empresas primeiro conectem a equipe de marketing ao time de pesquisas com consumidores. Muito provavelmente, essas equipes já estão lidando com dados e poderiam se beneficiar de recursos adicionais. Aqui, você pode aproveitar os dados e ativos de análise (como data warehouses e ferramentas de BI) que sua organização tenha investido ao longo dos anos. Você não precisa necessariamente investir em novas tecnologias.

Em segundo lugar, identifique talentos nessas equipes que têm curiosidade e paixão por transformar processos ou modelos de negócios para aumentar o valor e o impacto para a empresa, clientes ou parceiros. Esses inovadores obcecados pelo cliente são o melhor aliado que você pode encontrar para desenvolver uma cultura orientada para alavancar ferramentas analíticas avançadas, como a análise preditiva.

Fonte: ITForum365

Posted in Gestão Conhecimento, Inteligência de Negócio and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *