Copel aposta em BI, aumenta controle e fortalece governança

Iniciativa também integrou efetivamente a tecnologia aos processos de negócio da companhia

A Companhia Paranaense de Energia (Copel), responsável por gerar, transmitir e distribuir energia elétrica em todo o Paraná, além de serviços de telecomunicações, está apostando no poder do business intelligence (BI) com a implementação do Self-Service BI (SSBI), da MicroStrategy.

A iniciativa, além de integrar efetivamente o BI aos processos de negócio da companhia, quebrou, segundo a empresa, paradigmas e barreiras culturais na empresa, aumentou o controle e permitiu governança eficaz por parte da equipe de tecnologia.

Com 60 anos de existência, a Cope atende diretamente a 4.391.313 unidades consumidoras em 395 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses. Nesse universo, incluem-se 3,5 milhões de lares, 89 mil indústrias, 373 mil estabelecimentos comerciais e 369 mil propriedades rurais. O quadro de pessoal é integrado por 8.653 empregados.

Jeferson Guerber Kindl, da área de TI da Copel, afirma que o grande precursor para a escolha da solução foi o projeto de implantação de um painel estratégico, criado para atender às necessidades da presidência e que permite o acompanhamento dos principais indicadores, com base em dados atualizados diariamente. “Quando efetivamente a equipe de TI aproximou-se da área de planejamento estratégico para trabalharem no desenvolvimento desse cockpit para a alta direção, nossos projetos analíticos atingiram outro patamar”, enfatiza.

Kindl relata que com o SSBI, todos os dados passaram a ser explorados de forma simplificada. Além disso, o tempo de execução das atividades caiu consideravelmente com o apoio da tecnologia, pontua.

Fonte: IT Fórum 365

Posted in BI, Inteligência de Negócio and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *