Quais são as cinco empresas que dominam o mercado de Hadoop?

Cloudera, Hortonworks, MapR, IBM e Pivotal são as que têm maior presença no mercado, indica relatório da Forrester

Hadoop ganhou muito destaque no passado recente e virou uma figura quase que obrigatória para qualquer empresa interessada em desenvolver capacidades analíticas de dados e aprofundar o conhecimento com base em dados. Mas, quais empresas dominam a distribuição da tecnologia?

Segundo um estudo da Forrester, os principais players na oferta de soluções de computação distribuída para grandes volumes de dados são: Cloudera, Hortonworks, MapR, IBM e Pivotal. Cada uma dessas empresas possui competências distintas nas práticas envolvendo o conceito, indica um relatório.

De acordo com a consultoria, algo entre 60% e 73% dos dados coletados e armazenados pelas empresas, atualmente, não são analisados. “Isso é inaceitável numa era em que perspectivas aprofundadas e melhoria de desempenho configuram-se em uma necessidade competitiva”, avalia os analistas Mike Gualtieri e Noel Yuhanna.

Hadoop tornou-se um dos temas de alto interesse no mundo de tecnologia. O modelo de processamento distribuído em escala massiva de aplicação funciona como um dos alicerces do big data. À medida que amadurece e ganha corpo, os players que atuam nesse mercado devem enfrentar uma onda de consolidação.

Essa é a opinião de Doug Cutting, arquiteto-chefe da Cloudera. Ao lado de Mike Cafarella, ele foi um dos responsáveis por um projeto de 2005 do Yahoo que deu origem ao conceito. Contudo, esses movimentos de fusão e aquisição envolvendo o modelo deve acontecer. Porém, a consolidação da indústria não ocorrerá no curto prazo.

“Ainda há muito a evoluir antes que isso ocorra”, pondera. “A forma como a tecnologia funciona hoje se prova bastante útil”, resumiu o executivo à Computerworld Brasil, em uma entrevista de meados de 2015. Na visão do especialista, esse processo será importante para os usuários da tecnologia.

Existem diversos sabores de distribuição no modelo. Dentre as empresas que atuam nessa frente de maneira mais intensa, surgem nomes como MapR Techonologies, Hortonworks e Cloudera. Mas a lista de companhias que fazem suas apostas é ampla e estampa marcas como Intel, Teradata, IBM e Microsoft.

Cutting acredita que é difícil prever o futuro do Hadoop devido ao seu caráter de distribuição open source. Ele acredita que o conceito passará por uma rápida e constante evolução. “Coisas novas chegarão ao longo do tempo”, define.

Fonte: Computerworld

Posted in BI, Inteligência de Negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *