A Magma Solution desenvolveu um sistema de gestão de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) baseado em inteligência analítica. A solução foi construída com o suporte da plataforma de business intelligence da MicroStrategy e integra dados internos das instituições com os dos pacientes, trazendo para o gestor uma visão sistêmica de toda a unidade de cuidado intensivo.
“O aprimoramento e agilidade conquistados e o uso correto da informação permitem equilibrar redução de custo e aumento de competitividade, com maior qualidade no atendimento ao paciente”, afirma a fabricante da ferramenta.
De acordo com o médico intensivista e diretor clínico da empresa, José Albani de Carvalho Junior, o sistema possibilita que milhares de dados sejam analisados, incluindo os provenientes do prontuário médico de cada paciente e os relacionados à gestão dos recursos da área.
“Com isso, é possível tanto enxergar a UTI de forma geral, como também chegar a níveis específicos e profundos de detalhamento, além de comparar as informações disponíveis. Os benefícios são sentidos por todos os lados e tornam o atendimento mais rápido e abrangente e, ainda, influenciam na gestão financeira“, ressalta.
Antes de incorporar a tecnologia MicroStrategy ao sistema, as análises das informações eram realizadas a partir de planilhas em Excel. Ou seja, para que uma decisão fosse tomada era necessário lapidar manualmente uma grande quantidade de planilhas e fazer cruzamentos entre elas. Hoje tudo é feito automaticamente e o que levava até duas semanas para ser definido, passou a ocorrer em cerca de cinco minutos.
Os ganhos refletem ainda na produtividade da própria equipe da Magma Solution, que com a mesma estrutura usada para gerenciar 80 leitos de UTI no início de sua atuação, com o apoio da tecnologia, administra mais de 200 leitos, com maior qualidade nos serviços prestados.
Fonte: Computerworld