5 razões para investir em Business Intelligence

Um software de BI possibilita ter uma visão ampla não somente da empresa, em telas detalhadas e organizadas, mas também de toda sua base de clientes e, especialmente, de todo o potencial de mercado para incremento de produtos, serviços, ofertas e lucros.

Estas já são razões suficientes para qualquer gestor notar a importância do Business Intelligence para seus negócios. Entretanto, se ainda restam dúvidas, o CEO da BIMachine, empresa especializada em self-service BI, Douglas Scheibler, enumera algumas dicas para elucidar todos os pontos que tornam esta tecnologia um item importante para empresas de todos os setores.

1. Entender o universo cliente

Por que o “universo cliente” e não “o cliente”? Porque estamos falando de quem já é atendido e como vender mais para esta base, mas também de quem ainda não está na carteira de ativos, mas tem potencial para ser. Um BI fornece embasamento para analisar prospects e mercados a fim de detectar demandas e peculiaridades que determinarão a assertividade de estratégias para conquistar tais filões.

2. Melhorar campanhas de Marketing e Vendas

Quem não quer vender mais? E, para isso, quem não precisa “se vender” melhor? Pois o BI tem o poder de ajudar nestas duas frentes. A partir da organização dos dados sobre clientes e leads, o BI auxilia na percepção de comportamentos, preferências e características que serão valiosas para definição de planos de divulgação e ações comerciais. Depois, o BI também possibilita a medição dos resultados de tais campanhas. Assim fica mais fácil vender, certo?

3. Economizar tempo e potencializar recursos humanos

Vamos ser sinceros: o maior custo de uma empresa, e também seu maior bem, são as pessoas. Um funcionário qualificado é caro demais para gastar tempo criando planilhas, gráficos e relatórios. Deixe que o BI se encarregue disso e libere o pessoal para tarefas de análise, composição e execução de estratégias. Mais produtividade e mais resultados de negócio.

4. Bola de cristal

O BI não tem este formato, mas entrega benefícios muito semelhantes, já que a análise e cruzamento de dados vindos de fontes corporativas diversas geram insights que são um verdadeiro mapa para o tomador de decisão: onde anunciar? Que produto vende mais, para onde e quando? Quem é o cliente certo para determinada campanha? Como aumentar as vendas de determinado item em determinada região? Todas estas e muitas outras respostas estão lá, nos recursos do BI. Intuitivo e assertivo, confie neste “oráculo” dos negócios.

5. Potencialização do investimento em outros sistemas

E agora vamos a fundo em uma questão que incomoda muitos empresários: o ROI nem sempre visível das soluções de TI. Um ERP, um CRM, um banco de dados são soluções caras, que requerem uso produtivo para dar retorno. Pois o BI pode melhorar muito a utilização das informações provenientes destes sistemas, além de facilitar o transporte dos dados armazenados nestas fontes. Em poucas palavras, os funcionários farão muito mais uso do conteúdo do ERP, do CRM ou de qualquer outro sistema ligado ao BI. É redução de custo, incremento de ROI, ganho de produtividade e competitividade.

Fonte: IT Fórum

Posted in BI, Inteligência de Negócio and tagged , , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *